Qual é a importância da educação financeira?

Aprenda o que é e a importância de se ter educação financeira, veja como é importante controlar as suas emoções quando o assunto é dinheiro. Adquirir autocontrole vai te trazer menos dor de cabeça para sua vida financeira.

O que é e qual é a importância da educação financeira?

A educação financeira é um processo contínuo de aprendizado, que visa desenvolver habilidades e conhecimentos para lidar com o dinheiro de forma consciente e responsável. Aprender a importância da educação financeira é muito importante, isso porque determinará se você vai ser uma pessoa bem sucedida na vida ou um fracasso financeiro. A educação financeira abrange diversos aspectos, como:

Orçamento: É extremamente importante saber o que entra e o que sai todo mês da sua conta bancária, por isso, você deve criar e manter um orçamento que controle a saída de dinheiro da sua conta.

Gastos: Você precisa ter clareza no que realmente precisa gastar, então planejar os gastos ajudará a tomar decisões mais inteligentes sob o destino dos seus recursos financeiros.

Dívidas: Aprender os impactos negativos que as dívidas podem causar. A mensagem aqui é uma só: “não faça dívidas”, viu é simples assim, mas parece que a maioria dos brasileiros não entendem isso.

O que é e como é importante fazer o controle financeiro?

O controle financeiro é o processo de administrar seus recursos financeiros de forma consciente e responsável. Se você ainda não está fazendo o seu controle financeiro, sinto informar mas está deixando de lado a tarefa mais importante para se ter uma vida financeira saudável. O controle financeiro envolve:

1. Acompanhar seus rendimentos e despesas:

• Anote todas as suas entradas e saídas de dinheiro, incluindo salário, investimentos, contas fixas, despesas variáveis, etc;

• Utilize ferramentas como planilhas, aplicativos ou cadernos para registrar suas finanças.

2. Crie um orçamento:

• Defina limites para seus gastos com base na receita gerada;

• Priorize seus gastos necessários (moradia, alimentação, saúde, etc.) antes de gastar com desejos. Lembre-se para você mudar de vida, você tem que focar no que você precisa não naquilo que deseja;

• Reserve uma parte de suas receitas para investimentos. O aconselhável é que você em todo início de cada mês separe essa quantia por primeiro.

3. Defina metas financeiras:

• Determine o que você deseja alcançar com seu dinheiro (quitar dívidas, quitar um financiamento imobiliário, começar a investir todos os meses, etc.);

• É muito importante que você separe seu dinheiro em objetivos de curto, médio e longo prazo;

4. Monitore seus resultados:

• Analise seus gastos periodicamente para identificar áreas onde você pode economizar;

• Ajuste seu orçamento conforme necessário. Mas sempre respeite o limite de gasto que estabeleceu.

A importância do controle financeiro para se ter educação financeira:

Evitar dívidas: O controle financeiro ajuda você a identificar e eliminar gastos desnecessários, evitando o acúmulo de dívidas desnecessárias;

Alcançar seus objetivos: Ao ter um plano financeiro, você aumenta suas chances de alcançar seus sonhos e objetivos financeiros;

Ter mais tranquilidade: Saber para onde seu dinheiro está indo te dá mais segurança e tranquilidade em relação ao seu futuro e consequentemente uma vida mais tranquila e saudável no lado financeiro.

O que é e porque fazer dívidas é tão ruim para minha vida financeira?

Dívida é toda a quantia de dinheiro que você não tem a sua disposição, e opte por pegar essa quantia faltante de uma instuição financeira, essa por sua vez irá cobrar a quantia devida mais o acréscimo de juros que foram estabelecidos no momento de contratação da dívida. Podem ser de diferentes tipos como empréstimos, financiamentos, compras no cartão de crédito, etc.

As pessoas que não possuem educação financeira são guiadas pelas emoções, e quando você se guia pelas suas emoções, fazer dívidas é algo que é considerado normal. Isso é muito perigoso e destrói a sua vida financeira, não devemos em hipótese alguma quando lidamos com dinheiro tomar decisões financeiras com base em nossas emoções.

Fazer dívidas pode ser prejudicial à sua vida financeira por diversos motivos:

1. Juros:

• Cobram juros, que são encargos adicionais que você paga pelo dinheiro emprestado. Os juros podem ser altos, especialmente para dívidas de cartão de crédito. Com o tempo, os juros podem aumentar significativamente o valor da sua dívida, tornando-a mais difícil de pagar.

2. Impacto no orçamento:

• Podem comprometer uma grande parte do seu orçamento, limitando sua capacidade de economizar. Isso pode dificultar o alcance de seus objetivos financeiros, como alcançar a sua liberdade financeira.

3. Estresse e ansiedade:

• São uma grande fonte de estresse e ansiedade. A preocupação com o pagamento das dívidas pode afetar sua saúde mental e física, prejudicando sua qualidade de vida.

4. Negativação do nome:

• Se você está inadimplente com alguma dívida que contraiu e não consegue pagar, seu nome vai ser negativado nos órgãos de proteção ao crédito. Isso pode dificultar a compra de um produto ou a contratação de um serviço.

Você sabia que ter controle emocional é o mais importante para se ter uma boa educação financeira?

Você não precisa ser nenhum gênio para aprender a lidar com o dinheiro, isso porque ele tem mais a ver com o nosso emocional do que o próprio dinheiro em si. Se você for uma pessoa que não consegue controlar suas emoções quando o assunto é dinheiro, dificilmente você terá uma vida financeira saudável.

Mas o que eu posso fazer para ter controle emocional?

Primeiramente, você precisa se conscientizar que é fundamental cuidar das suas finanças. Entender o que realmente você precisa para viver, evitará que faça compras desnecessárias e desperdício de dinheiro a toa.

A questão é que você não deixe de consumir, mas que faça compras realmente necessárias. Você já deve ter feito alguma compra na vida de algo que usou só uma vez e depois deixou de lado. Então é muito importante fazer compras se você realmente precisa daquele produto ou serviço.

>> ESTE ARTIGO FOI FEITO COM AJUDA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: GOOGLE GEMINI <<

©2024 Investir no Futuro

Atenção! O site Investir no Futuro não uma recomendação de investimento.